Como proteger seus dados na nuvem
Armazenamento em Nuvem, Cloud Server

Como proteger seus dados na nuvem

O armazenamento em nuvem é uma excelente alternativa para quem deseja praticidade e agilidade. Contudo, para que esse tipo de serviço seja realmente eficaz e seguro para a sua empresa, é necessário saber como proteger seus dados.

Uma vez que suas informações estão na web, elas ficam suscetíveis a uma serie de problemas, desde ataques de hackers, até a perda de informações por pane na rede. Mas, existe alguns cuidados básicos e simples que você pode tomar para evitar esse tipo de situação.

Para lhe ajudar, separamos algumas dicas práticas sobre como proteger seus dados. Confira!!!

Como proteger seus dados na nuvem com estas dicas incríveis

⦁ Escolha um Cloud Storage com criptografia

A criptografia é um dos recursos de proteção mais fortes da internet. Basicamente, com ela todos os seus dados serão criptografados em um código único. Por sua vez, esse código só poderá ser descriptografado por alguém que tenha a senha secreta desse item.

Você pode implementar a criptografia tanto do lado do cliente, ou seja, ela será executada antes de ser entregue ao remetente, ou, do lado do servidor. Nessa segunda alternativa, os dados são criptografados ao serem armazenados no servidor, e descriptografados quando alguém usa uma chave para acessá-los.

⦁ Limite o acesso de usuários diferentes

Se você quer deixar os seus dados acessíveis para diferentes pessoas, o ideal é limitar o alcance de cada usuário. Mais do que isso, tenha uma conta específica para da um para evitar qualquer tipo de acesso indevido.

Além disso, para empresas que trabalham compartilhando informações com clientes e terceiros, é imprescindível ter certeza que esses só têm direito de acessar dados limitados, essenciais para a execução de um trabalho ou tarefa. As demais informações devem ser de uso exclusivo de pessoas específicas do seu empreendimento.

⦁ Redefina senhas periodicamente

A redefinição de senhas é mais uma das maneiras de como proteger seus dados. Mais do que isso, sempre que algum colaborador se afastar do seu empreendimento, ou, se você desejar que alguma pessoa não tenha mais acesso a determinados dados, faça uma nova senha.

⦁ Cuidado para não criar senhas obvias

Ainda falando de senhas, é importante que você não crie senhas obvias, pois, isso aumentará os riscos de ataques. Nada de colocar dados pessoais, da empresa, telefones ou datas.

Além disso, tenha em mente que uma senha longa não é necessariamente mais segura. Afinal, se ela tiver 15 caracteres, mas for uma sequência, continuará sendo frágil. Além disso, lembre-se de usar diferentes caracteres e símbolos.

Se você precisa lidar com um grande volume de senhas, o ideal é usar uma ferramenta de armazenamento de senhas. No entanto, para garantir a segurança de tudo, a senha mestra dessa solução deve ficar em um lugar separado, e que não seja um computador, smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo que se conecte a internet.

Essas são algumas dicas simples de como proteger seus dados. Incluindo essas ações no dia a dia pessoal ou profissional, você verá que terá mais segurança no seu armazenamento de informações.

Gostou desse post? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas.

You Might Also Like

Comentários